CURITIBA TROCA LIXO RECICLÁVEL POR ALIMENTOS - OLHA SÓ UMA IDEIA QUE PODERIA SER COPIADA AQUI!

Um programa municipal de Curitiba, capital do Paraná, ajuda a reduzir a quantidade de lixo na região ao mesmo tempo em que complementa a alimentação das famílias. Isso é feito por meio da troca do lixo reciclável por alimentos fresquinhos.  

Desde o fim dos anos 80, foi implantado um projeto que trocava lixo orgânico por vale-transporte. Dois anos depois, houve uma supersafra de repolho e então a prefeitura percebeu que a troca do vale transporte poderia ser substituída por alimentos, o que deu origem ao Programa Câmbio Verde.

“O Programa consiste em política local de combate à fome, que abrange questões como o desperdício, a geração de renda, a preservação ecológica e o incentivo à organização de produtores”, explica a prefeitura. A administração municipal negocia a compra de alimentos com pequenos e médios produtores com recurso do orçamento da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

Como funciona

Para quem mora em Curitiba, cada quatro quilos de lixo vale um quilo de frutas e verduras. Outra opção de troca é por óleo vegetal e animal: cada dois litros de óleo vale um quilo de alimento. A troca é efetuada quinzenalmente em pontos de atendimento implantados na cidade de Curitiba.  

“Consequência direta da ação do Programa é a colocação no mercado dos excedentes de safra da Região Metropolitana de Curitiba, ao mesmo tempo em que auxilia na melhoria da qualidade da alimentação da população de baixa renda, além de contribuir para a limpeza e preservação do meio ambiente”, garante a prefeitura. Uma ação similar também é realizada na cidade de Umuarama, também no Paraná.

Foto, Redação e Fonte: http://ciclovivo.com.br/noticia/curitiba-troca-lixo-reciclavel-por-alimentos



Escrito por ADAILTON CAMARGO às 18h47
[] [envie esta mensagem] []



[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]





Meu perfil
BRASIL, Sul, Homem
MSN - E-mail: adailton.camargo@hotmail.com



Histórico
    Votação
    Dê uma nota para meu blog


    Outros sites
    TRIBUNAL JUSTIÇA/SC
    OLIVETE SALMÓRIA
    PAULO CHAGAS
    EDSON VARELA
    MILTON BARÃO
    BLOG OZÓIDE